quarta-feira, 8 de abril de 2009

Apita António!!

O assunto desta vez são as buzinadelas. As minhas, as vossas e as dos nossos vizinhos. O objectivo será tentar perceber porque é que as pessoas preferem carregar na buzina em vez de, entre outras coisas, pensarem no que estão a fazer.
Sempre que me referir a "pessoas" estarei a referir-me aos portugueses. Não por estes serem os únicos que buzinam espasmodicamente, mas sim por estes estarem na crista da onda.
Pelo menos a nível europeu, em tudo o que é rankings de maus indicadores, lá estão os tugas na frente (e vice-versa). Por isso, visto que é comum dizer-se mal de todos os portugueses, excepto de José Sócrates, eu vou aproveitar a onda, da mesma forma que os empresários aproveitam a crise para despedir funcionários.

Ora bem, vamos imaginar que eu sou uma pessoa que está a sair de casa para ir para o emprego, num dia absolutamente rotineiro. Mal acordo já estou preparado para stressar e levo comigo os acessórios anti-stress, cigarros, buzina e cara de mau.
Destesto o meu emprego, mas fico sempre cheio de pressa para lá chegar. As regras de trânsito só se aplicam se vir algum polícia, porque de facto... a corrida já começou! Um dos meus grandes objectivos, como ser superior que sou, será dar buzinadelas a todos os automobilistas que estarreçam nos semáforos mais do que 1 segundo depois de acender o verde.
Não gosto destes distraídos, e a minha cara de mau não me deixa articular bem as palavras, por isso o melhor mesmo é... BUZINAR!

Uma grande questão que eu tenho a fazer... porque é que estas (e outras) pessoas começam a buzinar quando o trânsito está parado? Cá para mim, das duas uma, ou acham que se buzinarem muito e fecharem os olhos que os carros desaparecem da frente, ou então devem pensar que alguém decidiu parar o carro e dormir a sesta no meio da estrada. Se algum carro deveria buzinar, era só o da frente, pois esse é o único que, de facto, pode ver o que se está a passar.

Resumindo, o que as pessoas (condutores) adoram fazer é buzinar, seja às tantas da madrugada para lembrar os mais esquecidos que a selecção nacional ganhou o jogo, seja para avisar o quarteirão inteiro que alguém estacionou o carro por detrás do deles, seja até para comunicar uns com os outros neste tipo de linguagem que em nada fica a dever ao canto dos passarinhos. Aquilo que essas pessoas não gostam de fazer, é mesmo respeitar aqueles que moram perto de semáforos, cruzamentos etc e que têm de lidar com este tipo de situações todos os dias, e na maior parte das vezes, sem culpa nenhuma.
Como se diz "respeitar" em buzinês?... Não se diz...
Infelizmente, este tipo de comportamento, é típico em muitas pessoas. Eu percebo que exista burrice, só não percebo é para que é que ela serve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário